RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CPT denuncia nova trama para matar lideranças quilombolas no Maranhão

Recebi e-mail uma nota da Comissão Pastoral da Terra (CPT) denunciando uma série de articulações para executara lideranças quilombolas do povoado Salgado. O caso já foi destaque em nívem nacional, por causa da disputa de terra na região. Segue abaixo a nota da entidade:

"No último dia 07 de setembro, o fazendeiro Ivanilson Pontes de Araújo, e outros asseclas, reuniram-se no município de Pirapemas-MA, numa escola municipal, no sentido de organizar uma “vaquinha”, objetivando arrecadar recursos para contratação de pistoleiros para executar as lideranças quilombolas de Salgado, especialmente os quilombolas Zé da Cruz e Zé Patrício.

Abertamente, sem constrangimento, o fazendeiro Ivanilson e sua irmã, Eliene, falam em matar os quilombolas. Há duas semanas, o quilombola Zé da Cruz teve a casa invadida por um gerente da fazenda de Ivanilson, que disparou tiros contra sua residência. Para sorte do quilombola, este não se encontrava em casa.

O clima na região é de terror. O fazendeiro organiza a expulsão dos quilombolas de Salgado,fazendo uso de violência avassaladora. Desde 1982, Zé da Cruz e seus companheiros de luta são perseguidos pelo latifundiários da família Pontes.

Em julho de 2011, o juiz da comarca de Cantanhede-MA,Frederico Feitosa, concedeu liminar de reintegração de posse contra as famílias, quilombolas em apenas 23 minutos. Contudo, os quilombolas permanecem resistindo em seu território secular".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...