Rádio Web Conexão

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dilma conhece Gastão Vieira

A coluna "Estado Maior", de O Estado do Maranhão garante que não houve qualquer sinal de resistência da presidente Dilma Rousseff (PT) à indicação do deputado federal Gastão Vieira (PMDB/ foto) para o Ministério do Turismo. Todos os movimentos acontecidos, antes da definição, foram de natureza puramente partidária, um clima de disputa que normalmente agita um partido que briga por um cargo de peso no primeiro escalão da República.

A explicação para isso é simples: a presidente Dilma conhece o deputado Gastão Vieira, tanto no que diz respeito à sua atuação política e parlamentar, como também no que se refere à sua qualificação técnica.

Gastão tem um lastro sólido no serviço público. Foi duas vezes secretário estadual de Planejamento, uma vez secretário de Educação, deputado estadual duas vezes e atualmente, está no terceiro mandato de deputado federal.

Na Assembleia Legislativa, foi referência em questões técnicas e sociais, principalmente na área da Educação. Na Câmara Federal, consolidou-se como um especialista em questões educacionais, tendo sido duas vezes presidente da Comissão de Educação, um posto largamente cobiçado no parlamento nacional. Foi também vice-líder do Governo Lula na Câmara Federal.

Gastão foi um interlocutor frequente da então-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Essa interlocução foi mais intensa ainda nas duas vezes em que ele presidiu a Comissão de Educação. Naquele período, Gastão tornou-se um dos interlocutores mais constantes do ministro da Educação, Fernando Haddad, tendo sido várias vezes lembrado para substituí-lo se ele deixar o cargo para ser candidato a prefeito de São Paulo.

A especialização em educação e planejamento levaram o deputado Gastão a integrar, a pedido do ministro Fernando Haddad e com o aval do Palácio do Planalto, um grupo de colaboradores direto do plano de ação do Governo Dilma Rousseff, principalmente na área da Educação. A isso se acrescenta sua condição de ficha limpa.

A presidente Dilma, portanto, sabe quem nomeou para o Ministério do Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moraes conclui que não há provas que Bolsonaro pediria asilo à Hungria

O ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu nesta quarta-feira, 24, que não há provas de que o ex-president...