Rádio Web Conexão

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vagas na Câmara

Da coluna Estado Maior

As eleições do próximo ano poderão agitar a cidade de São Luís com um exército de, pelo menos, 600 candidatos a vereador, que entrarão na briga pelas 31 cadeiras da Câmara Municipal. Será essa a quantidade provável de aspirantesa gabinetes no Palácio Pedro Neiva de Santana na corrida às urnas.

A explicação para um elenco tão grande de candidatos a vereador é a seguinte: a legislação eleitoral prevê que cada partido ou coligação poderá lançar um número de candidatos equivalentes a uma vez e meia o número de cadeiras na Câmara.

É impossível, agora, prever quantos se juntarão em coligações para disputar as eleições proporcionais. Em São Luís, no momento, pelo menos 20 partidos estão devidamente legalizados e têm condições de lançar candidatos às vagas da Câmara.

Se não houver coligação e cada agremiação formar uma chapa, serão 902 candidatos brigando pelas 31 vagas de vereador. Isso significará que cada vaga da Câmara será disputada por 29 candidatos. Mas se somente houver coligações envolvendo a metade dos partidos, o número de candidatos poderá variar de 460 a 690 candidatos.

As conversas nos bastidores têm revelado que a tendência dos grandes partidos, como o PMDB, PT e PDT, por exemplo, é lançar cada um chapa completa de candidatos à Câmara Municipal. Por razões ainda não explicadas, não parece haver interesse em coligação para disputa proporcional.

Mas por enquanto é apenas avaliação primária. Esse panorama pode mudar. Melhor aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Termina na próxima sexta-feira, 26, o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do En...