RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ricardo Murad determina a desinterdição da UTI Neonatal do Hospital Juvêncio Matos

O secretário de estado da Saúde, Ricardo Murad, anunciou, na última quarta-feira (2), por meio de nota oficial, a deseinterdição da UTI Neonatal do Hospital Infantil Juvêncio Matos, fechada na semana passada por conta da internação de um recèm-nacido com 11 dias de vida com catapora, pneumonia e fasciíte necrotizante (situação em quem uma bactéria se alimenta de carne humana), além de insuficiência respiratória aguda. A unidade vai reabir porque não há mais riscos de contaminação no local.

Ricardo Murad culpou a Prefeitura de São Luís pelo encaminhamento do recém-nascido sem os cuidados e informações devidas. O secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo, informou que o bebê era oriundo do interior e apenas encaminhou ao Juvêncio Matos porque as unidades do município não tinham condição de atendê-lo.

NOTA OFICIAL – Secretaria de Estado da Saúde

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Juvêncio Matos, que integra o Complexo Hospitalar Materno Infantil, voltará a receber internações a partir desta quinta-feira, dia 3 de novembro. Reunião da equipe médica da UTI avaliou estar descartado o risco de contaminação por varicela naquela Unidade de Terapia Intensiva.

Passados nove dias da internação do bebê com diagnóstico clínico de varicela, a equipe médica do Complexo Hospitalar Materno Infantil – formada pelo diretor geral Cláudio Araújo; pela chefe da UTI neonatal Sílvia Helena Cavalcante; pelo presidente da Comissão de Infecção Hospitalar, Leônidas Lopes Braga Júnior; e pela médica da UTI neonatal, Isabel Sousa Barros – declarou que não há mais risco de transmissibilidade da doença.

Devido às condutas adotadas, a UTI neonatal deste Complexo Hospitalar reiniciará as internações sem nenhum risco de transmissão da doença para os outros recém-nascidos internados a partir de quinta feira, dia 3 de novembro.

São Luís, 2 de novembro de 2011.
Ricardo Murad
Secretário de Estado da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...