RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Governadora e secretário de saúde entregarão a sexta UPA do estado


Prédio onde irá funcionar a nova UPA 24 h na área do Aracagi
 A governadora Roseana Sarney (PMDB) e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, inauguram nesta quarta-feira (7), às 10h, a UPA 24 horas do Araçagi, a sexta e maior Unidade de Pronto de Atendimento entregue pelo governo estadual nos últimos dois anos, dentro do Programa Saúde é Vida.

No local, será prestada assistência de urgência e emergências nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia.

Para colocar em funcionamento, foram investidos R$ 6.289.547,94, sendo R$ 4,6 milhões só em obras civis. A UPA do Araçagi terá capacidade para atender de 350 a 400 pessoas por dia, abrangendo uma população de 300 mil habitantes, alcançando todos os municípios da grande São Luís: Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, além da capital. Do tipo III, a nova UPA do Araçagi tem 1.340 metros quadrados de área construída, e é 30% maior que a UPA do Parque Vitória, que é do tipo II.

Obedecendo ao padrão de atendimento das demais UPAs entregues à população – Itaqui-Bacanga, Parque Vitória, Vinhais, Cidade Operária e Coroatá - as pessoas que chegarem ao Araçagi serão acolhidas em salas de classificação de risco, infantil ou adulto, para então serem encaminhadas aos seis consultórios de clínica geral, pediatria e ortopedia, além do consultório odontológico.

Dependo da gravidade do quadro, o paciente é levado às enfermarias para garantir a estabilização dos sintomas, e se necessário, a remoção para unidade de saúde integrante da rede estadual, via central de regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Nas enfermarias do setor amarelo, foram instalados 12 leitos de observação adultos, sendo dois para isolamento, e outros quatro infantis. No setor vermelho, que conta com uma estrutura especial, que inclui respiradores e equipamentos de monitoramento cardíaco, há outros seis leitos de observação.

Conforme informações da diretora geral da UPA do Araçagi, Luciane Duailibe da Costa, a unidade manterá uma equipe permanente de plantão com oito profissionais de saúde, entre eles, três clínicos, dois pediatras, um intensivista, um ortopedista e um dentista, com apoio de um radiologista.

Eles estarão preparados para atender as emergências cardiológicas, entre elas infarto e AVC, além de queimaduras e fraturas. Também fazem parte do leque de atendimentos da UPA a realização de exames, de raio X, que funcionará em regime de plantão 24 horas.

A UPA do Araçagi contará com os serviços de 203 funcionários, sem levar em consideração os serviços terceirizados nas áreas de limpeza, segurança e manutenção dos equipamentos hospitalares. Ao falar da alegria de estar abrindo mais uma Unidade de Pronto Atendimento, Ricardo Murad disse que para trabalhar nas unidades da rede estadual o profissional precisa ter profissionalismo, companheirismo e humanismo.

“Por essa razão, além do cuidado com as pessoas que trabalham aqui dentro, vocês precisam cuidar bem da população. Essas pessoas que já vêm fragilizadas para cá, precisam de atenção. É sempre bom ter calma, prudência e humildade”, enfatizou.

Na próxima semana, a nova agenda de inaugurações do Programa Saúde é Vida prosseguirá, com a inauguração da UPA de Imperatriz, que como as demais funcionará em regime de plantão 24 horas para atender a população da segunda maior cidade do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...