Rádio Web Conexão

segunda-feira, 26 de março de 2012

Maranhão tem menos de uma linha de celular por habitante

De acordos com dados divulgados na segunda-feira passada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Maranhão é o único estado brasileiro com menos de uma linha móvel ativa por habitante.

Por outro lado, todo o restante do país mostra indicadores contrários: em fevereiro de 2012, foram registrados mais de 247 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, criando uma teledensidade (números de linhas) de 126,4 para cada 100 habitantes.

O índice de teledensidade é o indicador utilizado internacionalmente para demonstrar o número de telefones em serviço em cada grupo de 100 habitantes. A estatística é um importante dado para mensurar e comparar diferentes municípios, estados e países, verificando as possibilidades de crescimento do mercado. Além disso, a informação da Anatel é usada pelas operadoras para novos investimentos em ampliação da estrutura atual de telefonia.

Apesar do baixo índice, o Maranhão foi o estado que apresentou maior crescimento de teledensidade em fevereiro, alcançando a marca de 2,70%, sendo seguido pelo Acre (115,92) 1,80%; Rondônia (137,22) 1,80%; Amapá (129,88) 1,38%; e Piauí (105,64) 1,37%.

Surpreendendo as estatísticas no campo contrário, o estado de São Paulo ficou em segundo lugar no ranking, perdendo para o Distrito Federal, com 2,17 acessos por habitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novas vacinas contra covid-19 chegam na próxima semana

Novas doses da vacina contra covid-19 devem chegar na próxima semana para serem distribuídas aos estados, segundo o Ministério da Saúde. O p...