Rádio Web Conexão

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Eleição e desdobramentos

Washington Oliveira é saudado pelos militantes do PT após a vitória
Da coluna Estado Maior


A decisão do PT de escolher o vice-governador Washington Oliveira (com 123 votos contra 97 obtidos pelo deputado estadual Bira do Pindaré) como candidato a prefeito de São Luís é vista por todos os partidos e pré-candidatos como a largada para a corrida que levará às urnas no dia 7 de outubro. Isso porque essa definição dará o norte para o poderoso grupo partidário liderado pela governadora Roseana Sarney, que tem o PMDB como carro-chefe e agrega o PV, DEM, PSD, PTB, entre outros partidos. A partir de agora, virão previstos desdobramentos os mais diversos, entre eles os seguintes:

1- O prefeito João Castelo (PSDB) terá, finalmente, o cenário em que tentará a reeleição. Até então articulando em "marcha lenta", o prefeito já perdeu alguns aliados da primeira disputa- como o PPS, por exemplo-, enfrenta problemas para compor sua base partidária, que deverá ter o PDT como aliado principal, provavelmente indicando o vice.

2- O grupo de pré-candidatos de oposição ao prefeito- Tadeu Palácio (PP), Edivaldo Holanda Junior (PTC), Eliziane Gama (PPS) e Roberto Rocha (PSB)- vai resolver se mantém o projeto e escolhe para formar aliança ou se cada um vai seguir o seu próprio caminho, o que é visto no meio político como o mais provável. Nesse grupo, dois pré-candidatos estão sinalizando intenção se seguir carreira solo: Tadeu Palácio e Roberto Rocha.

3- O grupo da chamada esquerda radical (PSTU, PSOL e PCB) deve se reunir nas próximas semanas para discutir um projeto de aliança, que oito entre 10 militantes da área vê como inviável. Nesse caso, o PSOL deve confirmar a candidatura do ex-vereador Haroldo Sabóia, o PSTU pode lançar o sindicalista Marcos Silva ou Cláudia Durans- ninguém prevê o que fará o minúsculo e zangado PCB.

4- Há ainda alguma expectativa em relação à improvável candidatura do presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB). Ele vive uma situação delicada por causa da traumática morte de um filho e tem dedicado todo o seu tempo ao projeto de esclarecer a tragédia familiar. Não foi, porém, até agora se será ou não candidato a prefeito, o que induz à suspeita de que pode se apresentar à última hora.

Vale, portanto, aguardar a conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moraes conclui que não há provas que Bolsonaro pediria asilo à Hungria

O ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu nesta quarta-feira, 24, que não há provas de que o ex-president...