RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Notas de quinta-feira

Governadora reúne líderes


A governadora Roseana Sarney (PMDB) realizou ontem a primeira reunião com líderes de sua bancada na Assembleia Legislativa e pregou a aproximação entre o Executivo e o Legislativo. As reuniões têm previsões de ocorrerem quinzenalmente, dentro de uma agenda preestabelecida. Durante o encontro, a governadora Roseana mostrou aos parlamentares  o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores do estado, e pediu especial atenção à proposta a ser encaminhada à Assembleia. A governadora também colocou os deputados a par da viagem que realizou aos Estados Unidos (EUA), no início deste mês, na comitiva da presidente Dilma Rousseff. Ela participou de reuniões com o presidente norte-americano, Barack Obama e visitou algumas das mais importantes universidades do mundo.


População indígena


Aproveitando que hoje se comemora o Dia do Índio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um conjunto de informações sobre a população indígena, levantado no último Censo Demográfico, realizado em 2010. A população autodeclarada indígena no Brasil foi de 817.963 pessoas. No Maranhão, esse contingente ético-racial chegou à cifra de 35.272 pessoas. O município brasileiro que apresentou o maior número de habitantes autodeclarados indígenas, em termos absolutos foi São gabriel da Cachoeira, no Amazonas, com 29.017 pessoas assim identificadas. No Maranhão, destacou-se São Luís nessa variável: 1.738 pessoas se autoafirmaram dessa maneira.


Paralisação na UFMA


Professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) suspenderão suas atividades nesta quinta-feira, em caráter de vigília e em defesa da pauta de negociações específicas da classe, atendendo ao chamado do setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES). A paralisação é nacional e atinge todas as universidades federais do país. Para marcar as mobilizações, a Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma) organizará duas etapas de discussões no sentido de aprofundar temais centrais como reestruturação da Carreira Docente, Previdência Social Pública e as respostas do Governo Federal para campanha salarial 2012.


Sarney terá alta


O presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB), recebeu ontem a visita do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB); do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, dos senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Fernando Collor (PTB-AL) e o deputado Henrique Alves (PMDB-RN). O senador está internado desde o último domingo no Hospital Sírio Libanês, sumetido a cateterismo e angioplastia para correção de problemas do coração. Além dos políticos, o presidente do Congresso recebeu a cantora maranhense Alcione Nazaré.


Medo de Lula


Deu na coluna Panorama Político, do jornalista Ilimar Franco, que o ex-presidente da República, Lula, não pretende ir a muitos municípios nestas eleições de outubro. Tudo porque ele está em pânico com a possibilidade de ficar sem voz no meio de um comício. Vai priorizar a gravação de depoimentos para serem veiculados na televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...