RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

domingo, 7 de outubro de 2012

Castelo tem 36% dos votos válidos e Edivaldo, 31%, diz Ibope em São Luís

O Ibope divulgou, nesta sexta-feira (5), a terceira e última pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela prefeitura de São Luís após a definição dos candidatos. A pesquisa foi encomendada pela TV Mirante.

Segundo o Ibope, "Castelo e Edivaldo devem disputar o segundo turno em São Luís".

Veja os números do Ibope considerando os votos válidos:
João Castelo (PSDB) – 36% dos votos válidos
Edivaldo Holanda Jr. (PTC) – 31%
Washington Luiz (PT) – 12%
Eliziane Gama (PPS) – 10%
Tadeu Palácio (PP) – 8%
Marcos Silva (PSTU) – 2%
Haroldo Sabóia (PSOL) – 1%
Ednaldo Neves (PRTB) – 0%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 a 5 de outubro. Foram entrevistadas 805 pessoas na cidade de São Luís. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os dados estão registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) sob o número 00454/2012.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
João Castelo (PSDB ) – 31%
Edivaldo Holanda Jr. (PTC) – 27%
Washington Luiz (PT) – 10%
Eliziane Gama (PP S) – 9%
Tadeu Palácio (PP) – 6%
Marcos Silva (PSTU ) – 2%
Haroldo Sabóia (PSOL ) – 1%
Ednaldo Neves (PRTB) – 0%
Branco, nulos, indecisos – 14%

Pesquisas anteriores
A primeira pesquisa do Ibope, divulgada no dia 24 de agosto, registrou o seguinte resultado na pesquisa estimulada: João Castelo (33%); Edivaldo Holanda Jr. (18%); Tadeu Palácio (15%); Washington Luiz (5%); Eliziane Gama (5%); Haroldo Saboia (1%); Marcos Silva (1%) e Ednaldo Neves (0%).

A segunda pesquisa do Ibope, divulgada no dia 21 de setembro, registrou o seguinte resultado: João Castelo (29%); Edivaldo Holanda Jr. (26%); Washington Luiz (12%); Eliziane Gama (6%); Tadeu Palácio (4%); Marcos Silva (2%); Haroldo Sabóia (1%) e Ednaldo Neves (0%).

Segundo turno
A pesquisa também aferiu as intenções de voto em um eventual segundo turno com os três primeiros colocados da pesquisa. Neste cenário, Edivaldo Holanda Jr. venceria João Castelo e Washington Luiz e João Castelo  venceria Washington Luiz. Os percentuais foram os seguintes:
- Edivaldo Holanda Jr. 43% x 37% João Castelo
- João Castelo 42% x 30% Washington Luiz
- Edivaldo Holanda Jr. 49% x 22% Washington Luiz

Rejeição
Os candidatos também foram questionados sobre os candidatos em que jamais votariam. O atual prefeito João Castelo teve o maior índice de rejeição, com 34%. Depois, aparecem Washington Luiz (18%), Haroldo Sabóia (15%), Marcos Silva (14%), Edivaldo Holanda Jr (12%), Tadeu Palácio  (12%), Ednaldo Neves  (8%) e Eliziane Gama  (6%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...