RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Debate inédito na rádio Mirante AM


Edivaldo Jr, Castelo e o mediador Roberto Fernandes
 Do Imirante

Inovar foi a palavra-chave no debate de uma hora e dez minutos realizado na manhã desta terça-feira (23), na rádio Mirante AM, entre os candidatos a prefeito João Castelo (PSDB), da Coligação "Pra Fazer Muito Mais", e Edivaldo Holanda Júnior (PTC), da Coligação "Muda São Luís".

Tendo como mediador o jornalista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final, os dois candidatos, que disputam a cadeira de prefeito, na eleição deste domingo (28), em São Luís, ficaram frente a frente. Eles perguntaram um ao outro, com direito a réplica e tréplica. Também foram questionados por leitores do jornal O Estado do Maranhão e do portalImirante, com perguntas nas áreas da educação, saúde, funcionalismo público, meio ambiente, saneamento básico, entre outros temas.

Pioneirismo

Em entrevista à Mirante AM, o diretor de Mídias Eletrônicas do Sistema, o jornalista Rômulo Barbosa, elogiou o formato do debate. Disse que a emissora é pioneira em realizar o encontro entre os dois candidatos a prefeito da capital maranhense.

- Criamos esse formato democrático em que os leitores do Jornal O Estado do Maranhão e os internautas do Imirante possam participar do processo sabatinando os dois candidatos e que eles apresentem propostas concretas para São Luís. Será um momento histórico, um confronto de ideias e de interesse coletivo - assegurou.

Rômulo Barbosa aproveitou para criticar as carreatas, bandeiraços e usos de fogos de artifícios durante campanha definindo como modelo ultrapassado pelos transtornos que causam à população.

Chegada

João Castelo foi o primeiro candidato a chegar na Mirante, às 8h53. Em rápida entrevista, o tucano disse que o debate é importante para se debater temas em evidências e importantes para a cidade. Indagado se o debate mudaria o resultado divulgado pelas pesquisas em que apontam o adversário como vencedor, Castelo usou o bom senso e afirmou que a decisão ficará por conta do eleitor que fará a análise após o debate.

Edivaldo Holanda Júnior (PTC) chegou por volta das 9h, acompanhado do vice, Roberto Rocha (PSB). Ele disse que será a oportunidade do eleitor ouvir os dois candidatos. Na opinião do petecista, o debate será tranquilo, pois os candidatos vão discutir propostas para São Luís.

Debate

João Castelo abriu o debate elogiando o título de campeão do Sampaio Corrêa pela Série D. Questionado sobre a vontade de ser prefeito de São Luís, Castelo falou da sua experiência como gestor, das obras feitas como gestor no Maranhão, especialmente, na capital. Disse que São Luís é sua eterna namorada e a única maneira de contribuir com a cidade e fechar com chave de ouro a carreira política é com a reeleição a prefeito.

Edivaldo Holanda Júnior priorizou a educação e a saúde como metas para administrar São Luís. O candidato petecista disse que, se eleito, pretende a partir de 1º de fevereiro criar uma Prefeitura moderna, segundo ele, sinônimo de transparência, eficiência e combate à corrupção. Comentou, ainda, que pretende ser prefeito para investir nas pessoas que mais precisam investindo em educação e saúde.

Farpas

Os dois candidatos apresentaram propostas durante a sabatina, mas aproveitaram, também, para troca de acusações. Em um dos blocos do programa, João Castelo perguntou a Edivaldo Holanda

Júnior como conceber uma Prefeitura moderna cercado de aliados definidos pelo tucano como corruptos. Edivaldo respondeu criticando o modelo administrativo de Castelo e assegurou que o seu governo será descentralizado.

- Pensamos fazer uma gestão integrada. É fazer com que as secretarias se comuniquem entre si. Infelizmente, as secretarias funcionam como se fossem ilhas. Elas não se comunicam. Queremos de estabelecer um padrão único de qualidade. Queremos descentralizar a administração criando subprefeituras. Iremos colocar o Poder Público mais próximo do cidadão - explicou.

Edivaldo Holanda Júnior questionou com o tucano sobre a situação em que se encontra a educação municipal. "Este foi o ano que mais de 100 mil crianças ficaram fora da sala de aula. Recursos foram devolvidos da educação foram devolvidos para o Ministério da Educação por falta de projetos. Os professores ficaram mais de 70 dias em greve. Qual a nota que você dá para a educação pública da cidade e para sua administração em relação a área?", perguntou.

Castelo disse que o Ministério da Educação é quem dá nota e afirmou que a ensino fundamental no município foi avaliado pelo MEC como um dos melhores da região Nordeste. Ele se defendeu, ainda, alegando as reformas nas escolas e garantiu que os problemas na área da educação em São Luís foram equacionados com o retorno dos professores e a reposição das aulas nas escolas públicas municipais.

Castelo aproveitou o momento para cobrar do adversário sobre o vídeo exibido na internet em que aparece reunido com militares. O petecista respondeu alegando que o tucano tem faltado com a verdade. Edivaldo disse que teve a família agredida e que o vídeo seria mais uma armação.

- Tudo não passa de montagem e que a Justiça Eleitoral cassou a veiculação do vídeo - frisou.

Durante a troca de acusações, Edivaldo Holanda Júnior foi categórico em afirmar que o seu objetivo é debater propostas para São Luís e transformá-la numa cidade melhor para se viver.

Saneamento

João Castelo diz que pretende realizar um grande projeto de saneamento básico em São Luís para acabar com esgoto a céu aberto. Citou, também, com uma de suas metas a geração de emprego e renda tendo como referência o investimento no turismo na cidade.

Edivaldo Holanda Júnior criticou o sistema de esgoto sanitário em São Luís provocando poluição nos rios que desembocam no mar. Ele garantiu dialogar com a Caema e não romper o contrato, mas sim estabelecer metas de qualidade dentro do Plano de Saneamento Básico do seu programa de governo.

Considerações finais

Ao fechar a sua fala no debate, João Castelo disse que continua com a mesma garra quando foi governador do Maranhão. Disse se considerar jovem para administrar São Luís por mais quatro anos e encerrar a sua vida pública, considerada por ele, vitoriosa.

Edivaldo Holanda Júnior encerrou a sua participação no debate agradecendo a Deus por mais de três meses de campanha. Disse que, se eleito, vai inaugurar um novo momento em São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...