Rádio Web Conexão

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

"Educação e saúde serão nossos maiores desafios", diz Holanda Jr.

Prefeito eleito Edivaldo Holanda Jr
Lenno Edroaldo
Do G1 MA

Menos de 24 horas após ser eleito como novo prefeito de São Luís, o advogado Edivaldo Holanda Jr. (PTC), 34 anos, concedeu sua primeira entrevista coletiva. Em pouco mais de 30 minutos, assim como fez em boa parte da campanha eleitoral, ele falou de forma geral, sem ser específico, sobre como pretende administrar a capital maranhense a partir de 1º de janeiro de 2013, com ênfase para temas como metropolização, reforma administrativa, saúde e educação.

Holanda esteve acompanhado de seu também vice eleito, Roberto Rocha (PSB), e das principais lideranças que lhe apoiaram durante sua campanha. Uma das primeiras perguntas questionou exatamente como será a composição de sua equipe de governo, já que recebeu muitos apoios de lideranças municipais, principalmente durante o segundo turno. Atento, o novo gestor preferiu dar uma reposta que não causasse desconforto ou especulações. “Em no máximo dois meses vocês terão a lista com esses nomes”, afirmou.

O plano administrativo da prefeitura tomou boa parte do espaço na coletiva, principalmente sobre a forma como o novo prefeito pretende manter relações com o governo do estado e com as outras prefeituras da Ilha. “Quero dizer que a campanha acabou e os palanques precisam ser desarmados. Nosso relacionamento com o governo será institucional porque quem ganha é a população. A partir de nosso primeiro dia de governo precisamos trabalhar desta forma, assim como acontece em outras cidades e capitais neste país, prefeitura e estado trabalhando de forma institucional”, disse.

As parcerias institucionais, segundo Holanda Jr., serão estendidas às prefeituras de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, colocando em prática o projeto de metropolização: “Sou amigo pessoal do Gil Cutrim [prefeito eleito de Ribamar] e compartilhamos de pensamentos necessários para a gestão em comum dos quatro municípios. Iremos sim tratar este assunto com ele e com os outros prefeitos a cerca dos serviços em comum que podemos desenvolver”.

Ainda sobre questões administrativas, o futuro prefeito disse que irá implantar o sistema de subprefeituras para melhor gerir o município que este ano ultrapassou a casa de um milhão de habitantes, de acordo com estimativa do IBGE.

“Descentralizar é importante. Essa experiência já foi desenvolvida com sucesso em vários municípios e São Luís precisa dessa forma de trabalho”, explicou Holanda, que acrescentou ser o fator competência preponderante para a escolha dos nomes dos subprefeitos. “Critérios técnicos e políticos são importantes, mas a palavra-chave será competência. Disso a população pode ficar tranquila”, disse Holanda, que registrou o contato telefônico do atual prefeito, João Castelo (PSDB), que lhe parabenizou pela vitória no último domingo.

Maiores desafios

Após falar bastante sobre questões administrativas, Holanda disse serem a educação e a saúde seus principais desafios. “Sem dúvida. Queremos que a partir do primeiro dia letivo do próximo ano todas as crianças da rede municipal estejam nas salas de aula. Sei do tamanho deste desafio, assim como o de reestruturar toda a estrutura atual de saúde. Em um primeiro momento estas serão nossas prioridades.”

Outro problema apontado por Edivaldo Jr. como prioritário foi mobilidade urbana. Neste quesito ele disse que a equipe de transição vai analisar os projetos atualmente colocados em prática, principalmente o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e dar continuação aos que têm viabilidade.

“Colocar a cidade em movimento é outro grande desafio e para isso vamos buscar parcerias principalmente com o governo federal. Temos nossas propostas e estudaremos o VLT. Se ele foi implantado de forma correta, com estudos necessários, como o de impacto ambiental, nós daremos continuidade. Hoje, no Nordeste, apenas São Luís e Aracaju não têm este serviço, mas precisamos ver sua viabilidade. Precisamos estabelecer metas de qualidade e para isso a licitação para novas linhas de ônibus será uma de nossas primeiras medidas”, disse.

Área social

Outra meta de sua gestão, segundo Holanda, será fortalecer a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), que trata de assuntos relacionados a políticas públicas para crianças, jovens e adolescentes. “Esse é o papel do poder público e São Luís ainda é bastante carente neste aspecto”, argumentou.

O prefeito eleito viaja de madrugada para Brasília, onde reassumirá suas funções na Câmara dos Deputados e deve fazer uma visita à presidenta Dilma Rousseff.

Um comentário:

  1. HOLANDA NÃO EXISTE BOA GESTÃO MUNICIPAL SEM A PARCERIA COM O ESTADO, NÃO SE ILUDA, FAÇA UM BOM MANDATO, SE REELEJA, SE SOLIDIFIQUE COMO UMA NOVA LIDERANÇA PRA VC MESMO TENTAR O GOVERNO DO ESTADO EM 2018, NÃO CAIA NESSA DE REVOLUCIONÁRIO, BASTA OS EXEMPLOS, JACKSON LAGO E CASTELO, O POVO QUER É TRABALHO E EFICIÊNCIA.

    ResponderExcluir

Michelle Bolsonaro receberá medalha da Câmara Municipal de Imperatriz

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro , presidente nacional do PL Mulher , receberá no próximo dia 20, no Centro de Convenções Pedro Neiva d...