Rádio Web Conexão

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Professores denunciam ex-prefeito de Turiaçu ao Ministério Público e Polícia Federal

Professores da rede municipal de Turiaçu deram entrada com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão contra o ex-prefeito Raimundo Nonato Costa Neto, o Costinha, por desvio de recursos e má aplicação de verbas de programas federais que deveriam ser aplicados na educação do município.

Segundo os educadores, o ex-gestor teria desviado recursos dos programas PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e Mais Educação, que tem por finalidade dar assistência financeira às escolas públicas da educação básica dos municípios.

De acordo com depoimento do professor Raimundo Henrique Costa ao MPF, o ex-prefeito de Turiaçu era quem determina com os recursos eram empregados, sempre direcionando a compra a empresas de seu interesse pessoal. “Sem que houvesse cotação de preços ou processos licitatórios, os gestores escolares eram arrebanhados em reuniões para assinarem os cheques em branco, com a finalidade de aplicação indevida das verbas ou o beneficiamento de terceiros, que sequer entregavam as matérias adquiridas, violando o interesse público”, declarou.

Conta ainda na representação ao Ministério Público Federal que dentre as firmas beneficiadas com o preenchimento dos cheques em branco estava a J.M.Furtado Naziazeno, que teria participado diretamente dos ilícitos. Esse procedimento ilícito fora, inclusive, denunciado perante um membro do Ministério Público da comarca de Turiaçu através do Ofício nº 01/2013, pelo ex-gestor da escola municipal Articlinio Gonçalves, unidade escolar do povoado Porto Santo, no município de Turiaçu.

Na representação o MPF destaca que o ex-gestor incorreu em crimes de improbidade administrativa, gerando “prejuízo irreversível” ao patrimônio público e em última análise à sociedade do município, pois os objetivos perseguidos pelo programas federais PDDE e Mais Educação foram frustrados em patente ilegalidade.

A professora Maria do Socorro Cardoso Sousa também confirma as denúncias contra o ex-prefeito e pede ao Ministério Público a instauração de competente procedimento investigatório. “Diante do que foi exposto, está demonstrada a presença de fortes indícios de lesão ao erário”, frisou.

As denúncias também foram formuladas à Superintendência da Polícia Federal no Maranhão contra o ex-prefeito Costinha. A Polícia Federal deve investigar o caso para saber se houve ou não desvio de verbas federais. Em documento a PF destaca que os indícios apontados são fortíssimos e devem ser tomadas providências urgentes, ante a ofensa ao patrimônio público do município de Turiaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

O rendimento médio mensal domiciliar per capita do Brasil chegou a R$ 1.848 em 2023. Esse é o maior valor já apurado no país e representa um...