Rádio Web Conexão

terça-feira, 23 de julho de 2013

Manifestantes ocupam prédio da Câmara

Manifestantes ocupam dependências da Câmara (Foto: Flora Dolores)
Um grupo de cerca de 100 pessoas invadiu ontem, por volta das 12h30, o prédio da Câmara Municipal de São Luís, situada à rua da Estrela, no Centro Histórico da capital maranhense. Os seguranças da Casa foram surpreendidos quando os manifestantes entraram na sede do Legislativo, sendo que inicialmente acharam se tratar de um assalto. O grupo se intitula representantes dos movimentos Salve a Vila Apaco, Passe Livre, Acorda Maranhão e Acorda São Luís.

Ao perceberem a intensa movimentação de pessoas adentrando as dependências do prédio, os seguranças chamaram reforço da Polícia Militar, que ao chegar ao local, perceberam se tratar de uma ocupação de manifestantes que exigem o cumprimento de uma série de reivindicações. O grupo afirmou que ocupará o Legislativo por tempo indeterminado até haver uma solução emergencial.

Os ocupantes se intitularam representantes da comunidade da Vila Apaco, na Cidade Operária, que estaria sofrendo pelo descaso da Prefeitura de São Luís, que não atende à cobranças de melhorias na área. Segundo um dos coordenadores do movimento, Diego Brasil, as famílias que se encontram no local estão vivendo há seis meses em tendas improvisadas pela Defesa Civil, por conta das fortes chuvas que caíram na capital.

Por volta das 16h, uma comissão de seis vereadores esteve reunida, no plenário da Câmara Municipal, para ouvir os ocupantes do prédio. Ouviram atentamente as reivindicações o vice-presidente da Casa, Astro de Ogum (PMN), e os demais vereadores Fábio Câmara (PMDB), Ivaldo Rodrigues (PDT), Ricardo Diniz (PHS), Professor Lisboa (PCdoB) e Marlon Garcia (PTdoB).

Segundo Astro de Ogum, a Câmara de São Luís está aberta para atender às reivindicações do grupo, desde que a ocupação se mantenha de forma pacífica. “Esse é o nosso entendimento até para que a gente possa dialogar com o Executivo e tentar resolver esse problema o mais rápido possível”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

O rendimento médio mensal domiciliar per capita do Brasil chegou a R$ 1.848 em 2023. Esse é o maior valor já apurado no país e representa um...