Rádio Web Conexão

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Câmara avalia criação do Museu da Memória do Rádio

Vereador Pavão Filho (PDT)
Por meio de um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Pavão Filho (PDT) está propondo a criação do Museu da Memória do Rádio de São Luís, tendo como uma das principais justificativas a de que “a história do rádio deve ser resgatada e fortalecida, e para isso precisa de mais apoio para se solidificar cada vez mais e alcançar a importância que tem em todos os setores da sociedade”.

Na sua proposta, o parlamentar pedetista explica que “o Museu do Rádio da Cidade de São Luís destina-se a reunir, catalogar, estudar, interpretar e expor documentos, objetos, materiais históricos, literários, artísticos, fotográficos, ou qualquer forma de expressão que contribua para a preservação, divulgação e valorização desse meio de comunicação”.

A entidade também se constituirá num centro de estudos e pesquisas, com intuito de formar acervo do Museu; formar banco de dados; realizar conferências científicas e educativas, palestras; incentivar a publicação de teses e monografias, revistas e impressos; programar exposições e mostras; celebrar convênios e acordos que visem a implementação do Museu do Rádio, enfatiza o vereador do trabalhista.

Função social – Tecendo comentários sobre o assunto, Pavão Filho diz que “o rádio consegue cumprir com facilidade a função social da comunicação, pois atende aos interesses da sociedade em nível de circulação e pluralidade da informação sem excluir ou impedir alguém de receber essa informação, que é considerada um direito e uma ferramenta da sociedade para compreender e se movimentar na realidade”. Continuando, ele acrescenta: “como um meio de comunicação, tem uma importância fundamental na vida do cidadão e da comunidade a que ele pertence”.

 Em detalhes sobre desenvolvido pelo rádio, Pavão Filho acentua que “os rádios AM e FM são os mais ouvidos, mas o rádio on-line também tem uma contribuição valiosa para os amantes da internet. As rádios comunitárias também desempenham papel importantíssimo para a comunidade a qual está inserida”. Para finalizar ele completa: “e mesmo com toda tecnologia existente no nosso cotidiano, o rádio continua a ser um dos principais veículos de comunicação existente, ele faz parte da vida das pessoas, levando informação, cultura e entretenimento”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

"Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional", disse nesta s...