RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Homens da Força Nacional já estão em São Luís

Homens da Força Nacional reunidos em tropa no Castelão
Cerca de 200 homens da Força Nacional já se encontram em São Luís e devem iniciar o patrulhamento no Complexo Penitenciário de Pedrinhas e unidades prisionais da capital a partir de hoje, com tempo indeterminado para autuar no sistema carcerário.

Uma parte da tropa chegou sábado e ontem outra parcela se apresentou no estádio Castelão, onde estão alojados. A vinda da Força Nacional foi solicitada na quinta-feira passada pela governadora Roseana Sarney ao Ministério da Justiça, após decretar estado de emergência no sistema prisional do Maranhão.

Segundo o secretário de estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, todas as unidades prisionais de regime fechado e provisório da região metropolitana de São Luís será ocupada pela Força Nacional. “Será uma força de pronto emprego que ficará à disposição das unidades com o objetivo de fazer a prevenção, correção e a intervenção necessária para manter a ordem interno nos presídios da capital”, declarou.

Sebastião Uchôa informou que são oito unidades prisionais na região metropolitana de São Luís que ficará sob o comando da tropa da Força Nacional. “Posso garantir que esse quantitativo de homens que ficará à disposição das unidades é suficiente para atender e fazer o serviço que deve ser feito. Por segurança a gente não revela a quantidade certa de homens que estarão trabalhando nesse pronto emprego”, ressaltou.

O secretário afirmou que as ações da Força Nacional darão resposta imediata para evitar que o crime organizado e a bandidagem tomem conta dos presídios. “Não podemos entender que o Estado possa perder para a bandidagem e é por isso que a governadora solicitou o apoio da Força Nacional. Toda tropa ficará o tempo que for necessário para restabelecer a ordem prisional na região metropolitana de São Luís”, frisou.

Ainda ontem, o secretário Sebastião Uchôa teve uma reunião de trabalho com o tenente coronel Francisco Borges, comandante da operação da Força Nacional, para traçar um planejamento.

O secretário reafirmou que a tropa federal atuará no sistema penitenciário, de forma interna, para evitar, ao máximo, o conflito de gangues dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Com a presença da Força Nacional, o secretário garantiu que serão feitas revistas constantes e que serão consertadas as grades que foram quebradas ao longo dos anos.

Ele enfatizou que uma das prioridades é o apoio ao mutirão na Casa de Detenção (Cadet), devido à rebelião que aconteceu na quarta-feira passada, onde nove pessoas morreram e vinte ficaram feridas após motim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...