RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

sábado, 2 de novembro de 2013

Governo reúne com núcleo gestor do PAC Cidades Históricas

A Superintendência do Patrimônio Cultural da Secretaria do Estado da Cultura- Secma recebeu membros do Núcleo Gestor do Centro Histórico de São Luís para discutir o andamento do projeto PAC das Cidades Históricas na Capital.

Na reunião estiveram presentes Andréa Vasconcelos, superintendente do Patrimônio Cultural do Estado; Kátia Bogéa, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- Iphan; representantes da Secretaria Municipal de Turismo e da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico.

Com a junção das três esferas de governo, através do projeto, serão realizadas restauração e requalificação de obras de responsabilidade do município e do estado. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas é uma ação de articulação intergovernamental, com o objetivo de preservar o patrimônio arquitetônico brasileiro, valorizar a cultura e promover o desenvolvimento econômico e social das cidades.

Durante o encontro foi enfatizada a participação e envolvimento de cada um dos governos na realização do projeto. O estado, por meio da Superintendência do Patrimônio Cultural-SPC, órgão responsável por aprovar e fiscalizar as obras da Secma e do Patrimônio Histórico, já contratou uma empresa gerenciadora para fazer as apresentações e acompanhamento dos projetos necessários para execução das obras de restauração a serem realizadas nos monumentos arquitetônicos.

Entre as reformas que acontecerão por meio do programa estão a restauração do Forte São Luís, Arquivo Público do Estado, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Casa do Maranhão, Casa de Nhozinho, Solar dos Vasconcelos, sobrado na Rua da Estrela, Teatro Arthur Azevedo, Teatro João do Vale, Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Praça Deodoro, Rua Grande.

No total somam 45 intervenções entre edifícios e logradores a serem recuperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...