Rádio Web Conexão

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Comissão de Segurança da Assembleia garante a volta da normalidade no Complexo de Pedrinhas

Representantes Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa constituídos pelos deputados Roberto Costa (PMDB) e Léo Cunha (PSC) estiveram, ontem à tarde, fazendo uma vistoria na área do Complexo Penitenciário de Pedrinhas para avaliar a atual situação carcerária do estado.

Durante a visita, os parlamentares foram aos presídios de segurança máxima São Luís I e II e à Casa de Detenção (Cadet), acompanhados pelo grupamento do Batalhão de Choque da Polícia Militar, onde puderam observar a manutenção da ordem no local, após os motins sangrentos deflagrados por membros de facções criminosas que atuam na região metropolitana de São Luís.

Para o presidente da Comissão de Segurança da Assembleia, deputado Roberto Costa, o Governo do Estado conseguiu agir rápido e controlar a violência interna no Complexo de Pedrinhas com a inclusão de homens da Polícia Militar atuando nos presídios.

“O que pudemos observar nesse momento é a volta da ordem interna e a volta da tranqüilidade nas unidades carcerárias de Pedrinhas. Percebemos também o controle por parte da Sejap (Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária) e também da Secretaria de Segurança Pública, por meio da ação de homens da PM. Sem sobra de dúvida, podemos dizer que o clima hoje é de tranqüilidade nas celas”, declaro.

Roberto Costa disse ainda que pôde observar o andamento das obras de recuperação da Casa de Detenção. “Temos já 90% dos serviços concluídos e com a finalização da obra reabrirão mais 400 vagas e isso vai dar um alívio no sistema prisional neste momento de turbulência. Estamos saindo desta visita muito satisfeito com os trabalhos que estão sendo feitos no Complexo de Pedrinhas e por saber que a normalidade voltou às unidades prisionais”, frisou.

Segundo o presidente da Comissão de Segurança, a Assembleia Legislativa continuará apoiando as ações do governo Roseana Sarney. “Entendemos que o governo estadual tem feito e tem executado ações importantes no setor, não só dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, mas também fora das unidades prisionais do Maranhão. Pudemos perceber que mais de 800 policiais militares estão de prontidão nas ruas de São Luís, dando a devida tranqüilidade para a população. A gente espera que com o passar do tempo, a população possa mais uma vez sentir a tranqüilidade de viver em nossa cidade, porque todas as possibilidade possíveis têm sido feitas pelo Governo do Estado”, ressaltou Roberto Costa.

O deputado Léo Cunha, que também faz parte da Comissão de Segurança, considerou que apesar de delicada a situação no Complexo de Pedrinhas, o momento agora é de volta à normalidade com a intervenção rápida e precisa da governadora Roseana no sistema prisional da capital.

 “Eu parabenizo os policiais militares que estão fazendo o serviço de segurança interna no local pela volta à normalidade na área do presídio de Pedrinhas. A gente percebe também a intervenção do governo estadual nas obras que estão acontecendo para a recuperação de unidades prisionais. Observamos que a governadora Roseana tem trabalhado e está abrindo licitações para a construção de sete novos presídios no estado e tenho certeza que a situação irá voltar ainda mais a normalidade. Acredito que ao longo deste ano não teremos os absurdos que aconteceram no ano passado dentro da área prisional do Maranhão”, comentou parlamentar.

O comandante do Policiamento Especializado da PM, coronel Ivaldo Barbosa, esteve acompanhando diretamente os membros da Comissão de Segurança da Assembleia. Segundo ele, não resta dúvida que a ordem está sendo mantida com a presença ostensiva dos militares na parte interna do Complexo de Pedrinhas.
“A situação nesse momento está sob controle e isso pôde ser comprovado pelos deputados que vistoriaram as unidades prisionais. A gente espera que essa calmaria permaneça, pois esse é o principal objetivo da presença da Polícia Militar na área. Iremos cumprir com a nossa missão nesses 90 dias em que estaremos atuando em Pedrinhas”, enfatizou coronel Ivaldo Barbosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ana Paula assume liderança do PDT no Senado e diz querer transformar o Maranhão e o país

A senadora Ana Paula Lobato , que deixou recentemente o PSB por divergências políticas com o governador do Maranhão, Carlos Brandão , que co...