Rádio Web Conexão

domingo, 9 de março de 2014

Praias impróprias para banho em São Luís

Duas praias do litoral de São Luís estão impróprias para banho, de acordo com o novo laudo de balneabilidade divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). Segundo o relatório, as duas praias que devem ser evitadas pelos banhistas são a praia de São Marcos e Calhau.

O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada nos dias 02/02/2014 a 02/03/2014, integrando a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão. De acordo com o laudo, as praias de Foz Do Rio Calhau, Foz do Rio Calhau, Foz do Rio Pimenta, Foz do Rio Claro, Foz do Rio Jaguarema e Foz do Rio Olho de Porco continuam interditadas..

Para o presente laudo, foram coletadas e analisadas amostras de água de 17 (dezessete) pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagy. A ação foi empreendida por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde e doLaboratório Central de Saúde Pública.

Para a avaliação da qualidade da água utilizou-se indicador microbiológico (Escherichia Coli), para fins de quantificar bactérias/100 mililitros de água do mar, sendo as amostras de água colhidas em situação de maré baixa e na isóbata de 1m. Para isso, utilizou-se o método desubstrato cromogênico definido.

O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução CONAMA nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 E.coli/100 mL (NMP - Número Mais Provável).

As águas das praias serão consideradas impróprias, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 E.coli/100 mL (NMP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novas vacinas contra covid-19 chegam na próxima semana

Novas doses da vacina contra covid-19 devem chegar na próxima semana para serem distribuídas aos estados, segundo o Ministério da Saúde. O p...