RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Deu na Veja: Primeiro foguete brasileiro com combustível líquido é lançado com sucesso no Maranhão

O primeiro foguete brasileiro com combustível líquido foi lançado com sucesso na segunda-feira, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O foguete VS-30 V13 utilizou um motor denominado L5, movido a propelente líquido. O voo ocorreu às 23h02 e durou 3 minutos e 34 segundos.

A parte do voo impulsionada pelo L5, movido a etanol e oxigênio líquido e totalmente desenvolvido no Brasil, durou 90 segundos. O foguete não chegou a sair da atmosfera terrestre, e concluiu o teste caindo no mar, conforme o previsto. "Demos um passo essencial visando a operação de veículos espaciais movidos a combustível líquido, que permitem uma maior capacidade de carga e precisão de inserção em órbita, essenciais para atividades envolvendo o Veículo Lançador de Satélite (VLS) e sucessores", afirmou o coronel engenheiro Cesar Demétrio Santos, do CLA, em comunicado.

O combustível líquido já é utilizado na maior parte dos programas espaciais do mundo e pode substituir os propulsores sólidos utilizados até hoje nos Veículos Lançadores de Satélites brasileiros.

Durante o voo, foram feitas a coleta de dados para estudos de um GPS de aplicação espacial desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de um dispositivo de segurança para veículos espaciais, concebido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...