Rádio Web Conexão

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Fábio Câmara diz que falta de equipes do PSF compromete prevenção na Saúde em São Luís


O líder da oposição na Câmara de São Luís, vereador Fábio Câmara (PMDB/foto), afirmou que a falta de equipes do Programa Saúde da Família (PSF) compromete ações de saúde preventiva na capital maranhense. Ao abordar o assunto, o parlamentar apresentou dados do DAB (Departamento de Atenção Básica) do Ministério da Saúde, mostrando que apenas 36% da população ludovicense é atendida pelo PSF (Programa Saúde da Família), do governo federal. Segundo ele, isso significa que, de um total de 1,039 milhão de pessoas, somente cerca de 379 mil são beneficiadas pelo programa.

"Como podemos dizer que existe melhorias na saúde de São Luís se apenas 36% da população é atendida pelo PSF do governo federal? Os dados do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde não metem! Isso significa que, de um total de aproximadamente 1,036 milhão de pessoas, somente cerca de 379 mil são beneficiadas pelo programa", disse o peemedebista. 

Fábio Câmara disse ainda que São Luís tem a menor cobertura populacional em Saúde da Família do país. De acordo com o vereador, receber a visita de equipes do programa significa ter acesso a diagnósticos e tratamentos de forma preventiva. No entanto, segundo o parlamentar, sem o pleno funcionamento do programa fica impossível falar em melhorias na saúde.

"O PSF, que prevê o fortalecimento da atenção primária à saúde por meio da inserção de profissionais na comunidade, incentivando o acesso aos serviços da rede pública e a prevenção de doenças, por exemplo, não está funcionando em sua plenitude. Ora, se o PSF não funciona, o pé diabético vai necrosar, justamente pela falta do profissional que atua na saúde preventiva. Não existe mágica, saúde se faz com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem", ressaltou Fábio Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CNJ determina afastamento de Gabriela Hardt, ex-juíza da Lava jato, sucessora de Moro

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão , determinou nesta segunda-feira (15) o afastamento da juíza federal Gabriela...