Rádio Web Conexão

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Vereadora participa de reunião no MP para tratar de escolas comunitárias


A vereadora Rose Sales (PV/foto), acompanhada por lideranças comunitárias e por membros do Fórum das Escolas Comunitárias e da diretoria da Federação das Uniões de Moradores de Bairros e Entidades Similares do Maranhão (Fumbesma), participou de uma reunião no Ministério Público Estadual (MPE) com os promotores de Educação, Luciane Belo e Paulo Avelar. 

A parlamentar reiterou reivindicações a fim de que seja garantida a celebração de convênios entre a Prefeitura de São Luís e as 145 entidades habilitadas pelo censo para assegurarem educação infantil às crianças de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A prefeitura da capital recebeu do Governo Federal, mensalmente em 2015, recursos do FUNDEB, PNAE e PNAC para efeito de pagamento dos professores, para a manutenção das escolas, para a merenda escolar nas modalidades do Ensino Fundamental, Creche e Pré-Escola. Entretanto, até agora não efetuou o repasse implicando em um atraso de 10 meses.

Indignada com falta de gestão, Terezinha de Jesus, da Creche Escola Comunitária “Madalena Silveira”, localizada no bairro Santa Clara, diz que há uma falta de vontade política de resolver essa situação. 

"O dinheiro chega em janeiro e todas as instituições prestaram conta e as que ainda não prestaram conta é porque não tinham recebido o recurso de 2015. Não se pode prestar conta daquilo que não foi recebido. As escolas comunitárias existem porque o poder público não construiu escolas, daí a razão das comunidade se organizarem institucionalmente para suprirem essa necessidade; então queremos o que é de direito, exigimos respeito do prefeito e que ele repasse o que é de direito das escolas", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Não há divergência que não possa ser superada", afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizou, nesta terça-feira, 23, qualquer tensão na articulação política do governo com o Congr...