RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Deputado do PCdoB ganha prêmio internacional de Racista do Ano

Deputado Fernando Furtado ganha premiação internacional
E agora o que diz o comunista governador Flávio Dino e a direção da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho, que surpreendente premiação recebida pelo deputado estadual Fernando Furtado (PCdoB), que foi eleito pela organização Survival International vencedor do prêmio ‘Racista do ano de 2015’. 

O alvo de tamanha premiação negativa se deu em julho deste ano, quando em audiência pública, no município de São João do Caru, distante 359 km de São Luís, xingou índios da tribo Awá-Guajá de homossexuais, chamando-os de maneira pejorativa de 'viadinho' e 'baitola'.

“Índio diz que não sabe plantar arroz. Então morre de fome, desgraça, é a melhor coisa que tem. Porque não sabem nem trabalhar”, destaca a Survival International do trecho da fala do deputado maranhense. Os Awá-Guajá são considerados um dos povos mais vulneráveis do planeta.

A organização defende que sejam consideradas como incitamento ao ódio racial. “Essas observações repugnantes indicam a extensão do racismo contra os povos indígenas entre algumas das pessoas mais poderosas na sociedade brasileira. É importante que as pessoas dentro e fora do Brasil estejam cientes da prevalência dessas atitudes, porque elas estão por trás dos violentos ataques genocidas que as tribos brasileiras enfrentam hoje. Foi por isso que decidimos nomear Furtado como o Racista do Ano de 2015”, diz o diretor da Survival International, Stephen Corry.

Em setembro, após a repercussão negativa das declarações, o deputado estadual foi à tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) para se retratar e pediu desculpas públicas, e destacou que suas declarações não condizem com o pensamento do partido. “Eu, deputado Fernando Furtado, reitero minhas sinceras desculpas à população de todo o estado. E quero dizer que nunca fui, não sou e nunca vou ser homofóbico”, disse.

À época, o PCdoB também se manifestou por meio de nota repudiando a declaração do parlamentar. “Achamos que foi uma declaração infeliz do deputado Fernando Furtado. O partido tem historicamente uma posição de respeito às minorias, em particular aos povos indígenas”, reforçou o deputado Othelino Neto (PCdoB), vice-presidente da Alema.

Com informações do G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ensino público do Maranhão é destaque nacional na coletânea do Instituto Natura

A educação do Maranhão é destaque na coletânea Rodas de Conversa do Ensino Médio Integral 2023 , promovido pelo Instituto Natura , com a imp...